CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 6 de junho de 2008

O conflito no elevador

No sentido de desenvolver a escrita de uma forma criativa e divertida, foi proposto aos alunos da turma 4.º J um jogo sugerido no livro “Quero ser escritor”, da autoria de Margarida Fonseca Santos e Elsa Serra.
O exercício consistia no seguinte:
Duas pessoas encontram-se no elevador quando este avaria entre dois andares. O problema é que essas pessoas, apesar de serem amigas, no momento em que esta situação ocorre estão zangadas. A partir desta situação e tendo por base o acróstico dos seus nomes, os alunos são convidados a construir um diálogo em pares. Aqui estão alguns divertidos exemplos dos trabalhos criados pelos alunos:


O conflito no elevador

- Já estou farta de estar aqui fechada.
- Olha, também eu.
- Andas a falar comigo mas nós nem somos amigas.
- Não achas que devíamos fazer as pazes?
- Acho que sim!
- Manda uma mensagem para que alguma pessoa nos tire daqui.
- Agora já está, só falta esperar.
- Rápido, estou com pressa para ir trabalhar.
- Importante é sairmos daqui.
- Anda, a porta está a abrir-se.

Joana e Maria João/ 4.º J


- E agora, o que fazemos?
- Ratazana, cala essa boca!
- Não calo porque não sou ratazana, seu esperto!!!
- Eu sou esperto, e tu és idiota.
- Se te calasses era bom, ó chato.
- Tu chamaste-me o quê?!
- Ouriço-cacheiro.
- Burro, não foi isso que tu me chamaste.
- Rrrrrr!!!
- Uno, queres jogar?
- Não, só se fizermos as pazes.
- Ok, está bem.

Ernesto e Bruno/4.º J


- Ah, ah, ah! Olha a madame “banané”.
- Mas então, que se passa contigo? Tens parafusos a menos ou quê?
- Então, porque achas que o elevador parou?
- Rompeu-se a corda.
- Inventa um plano para sairmos daqui rapidamente.
- Como?
- Ó da casa! Ajuda-me, socorro!
- Mas primeiro temos de fazer as pazes.
- Ah, boa ideia!
- Ficamos aqui presos há uma hora e só agora é que pedimos desculpa.
- Amigos para sempre?
- Lê o cartaz: “Quando duas pessoas se zangam aqui, o elevador pára”.
- Desculpas-me?
- Ah… Não sei. Claro que sim.

Américo e Mafalda/4ºJ


- Fantástico! E agora, o que fazemos?
- Isto não me agrada nada!
- Lindo, mesmo na hora H.
- Infelizmente com esta aqui.
- Para que serve este botão?
- Anda lá, carrega!
- Sou sempre eu!
- Olha, eu não carrego!
- Fica minha amiga, ficas?
- Isso querias tu, mas assim não dá!
- Anda Filipa está a andar!

Filipa e Andreia Sofia /4ºJ


Daí a pouco começaram a falar .
- Isto não tem jeito nenhum.
- Oh! Cala-te.
- Grande coisa, cala-te tu também.
- Ò que pena, vamos fazer as pazes.
- Muito bem, grande ideia!
- Amigos?
Respondeu.
- Colegas para sempre?
- Está bem.
Lá acabaram de conversar.
- Oh! Agora como é que saímos daqui?

Diogo e Marcelo / 4º J


- Pára de me tocar Pedro!
- És mesmo loira.
- Deliras ou quê, não sou nada loira!
- Raios, que seca.
- Olha, telefona ao segurança…
- Mas tu não mandas em mim!
- Anda lá, sê minha amiga.
- Resmungas, assim não ligo ao segurança!
- Talvez seja tua amiga talvez não… pronto sou mesmo tua amiga!
- Anda amiga liga ao segurança…

Pedro e Marta/4ºJ


- Não dizes nada?
- Usar a minha saliva para falar contigo, nunca!
- Nunca, então não vamos ser amigas?
- Amigas!
- Como éramos antes?
- Amigas como antigamente, sim.
- Respondo a mesma coisa.
- Ó, esquece isso, agora estamos aqui presas…
- Liga a alguém.
- Imagina que eu não tenho telemóvel?
- Não tens telemóvel?!
- Ah, Ah, Ah, não tenho.
Nuna e Carolina/4.º J

8 comentários:

Anónimo disse...

esta muito giro porque ensina que por muito zangadas que as pessos estejam são sempre amigas. Américo 4ºJ

Anónimo disse...

ESCREVAM MAIS DESTES TEXTOS :)

Anónimo disse...

Está muito giro e imaginativo contiuem assim !!

Unknown disse...

Uau!!! Fiquei encantada com tamanha criatividade e boníssimo humor. Parabéns!!!
Amanda, Brasil

Anónimo disse...

Adorei os tesctos feitos pelos meus colegas!!!!!!!!!!!!
Henrique Medina Loureiro 4ºj

Anónimo disse...

Ola a todos eu aqui no Porto adoro

Anónimo disse...

OLA A TODOS

Anónimo disse...

OLA A TODOS DE YAROS