CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O Caturo

A MATEMÁTICA é divertida!!!!










segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Visita aos monumentos de Esposende


Na nossa visita de estudo começámos por ver o Hospital Valentim Ribeiro e quem o arquitectou foi Ventura Terra (um grande arquitecto do século XIX).
Saímos da escola e encontrámos o busto de António Rodrigues Sampaio, que foi Primeiro-ministro e Ministro da Educação. Passámos pela estátua em homenagem aos Homens do Mar. Entre o Tribunal e o Turismo estava a estátua de D. Sebastião, rei que concedeu o Foral que elevou Esposende a Vila e a sede de Concelho. Depois ficámos a ver o Museu Municipal de Esposende, que era o antigo Cine-Teatro _ Obra do arquitecto Ventura Terra. Logo ao lado estava o busto do pintor Henrique Medina.
Logo de seguida fomos ver a Câmara Municipal e entrámos na Igreja da Misericórdia para vermos o altar de interesse nacional. Encontrámos o busto de António Correia de Oliveira e o Pelourinho, onde antigamente se castigavam os criminosos.
Fomos à Biblioteca Municipal e ficámos a saber que era um dos edifícios do século XVI existentes na cidade de Esposende.
Vimos os Socorros a Náufragos onde, no futuro, será o Museu Marítimo de Esposende.
Por fim, vimos o Forte de S. João Baptista.
Fomos embora para a escola e brincámos no recreio.


André Morais
4.º J


Resumo


Caturo – o pequeno guerreiro

Caturo era um menino castrejo, que vivia no Castro de S. Lourenço e queria ser guerreiro, tal como o seu avô. Cada vez que via a estátua do guerreiro de pedra, que existia perto da muralha, Caturo sonhava ser como ele, um guerreiro destemido. O avô encantava-o com as suas histórias magníficas do tempo em que lutou ao lado de Viriato contra os Romanos.
O avô contou-lhe que os Romanos só conseguiram vencer os Lusitanos porque tinham armas mais fortes e um exército mais organizado. Também lhe contou que ele foi rodeado por vários Romanos e que só se conseguiu salvar com a ajuda do seu melhor amigo, que morreu nessa luta.
Quando o avô de Caturo regressou à aldeia decidiu fazer uma estátua de pedra, em homenagem ao seu amigo, que foi um grande guerreiro e o chefe da aldeia.
Um dia, o avô convidou Caturo a ir com ele ao mar pescar e recolher o sal das salinas. Caturo ficou muito entusiasmado por ajudar o avô nessas tarefas.
Na volta, ouviram um barulho estranho e esconderam-se atrás de uns arbustos. Eram os Romanos. O avô explicou a Caturo que, se o Romanos os vissem, obrigavam-nos a dar-lhes peixe e sal.
Caturo achou que era uma injustiça e, por isso, decidiu que quando fosse grande, não queria ser Romano.

Texto colectivo
4.º J

POEMA

Cristiano olhos escuros e pestanas carregadas, fazes muitos camaradas!

Rita tens uma cara bonita, és bela e catita!

Daniela és uma menina vaidosa mas és muito carinhosa!

Tiago és um bom rapaz, adoras brincar e de fazer bem és capaz!

Henrique tens um nome bonito, és um grande rapazito!

Ana és muito conversadeira, gostas de trabalhar mas gostas mais de brincar!

Diogo sempre com a tua calma nunca te falta alma!

André és um grande trabalhador, és reguila e falador!

Yaroslav és reguila e safado mas és muito engraçado!

Maria és menina dedicada, a trabalhar és aplicada!

Mafalda és tranquila e bonita, és uma grande amiguita!

Filipa és reguila e encantada, nunca desistes de nada!

Pedro, nome de santo, és um menino que é mesmo um encanto!

Andreia, brincalhona e sorridente, és meiga com toda a gente!

Joana pareces uma mulherzinha e tomas conta da tua priminha!

Bruno és um menino muito espertalhão, és atento e brincalhão!

Andreia és uma menina que não és nada feia!

Américo és um menino de emoção e brincas com o coração!

Marta gostas muito de brincar, ninguém te consegue parar!

Ernesto és grandito e um rapaz sempre aflito!

Marcelo gostas muito da bola e a tua companhia é sempre para a escola!

Nuna menina reservada sempre no seu canto calada!

João és traquina e bom rapaz, vamos ver do que és capaz!

Carolina com o teu cabelo loiro és mesmo um tesoiro!


Marta Viana

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Onde está a poesia?


Onde está a poesia?


Onde está a poesia?


Onde está a poesia?


terça-feira, 20 de novembro de 2007

Onde está a poesia?


Onde está a poesia?




Onde está a poesia?

Feira de S. Martinho


No dia 9 de Novembro de 2007 realizou-se a feira de S. Martinho, no largo dos Bombeiros. Esta feira foi realizada pela escola EB1 de Esposende com a colaboração da Câmara Municipal de Esposende. Foi convidada a participar toda a população do concelho de Esposende.
Na Feira de S. Martinho havia uma tenda por cada turma, onde se colocaram à venda produtos trazidos pelos alunos. Nas bancas havia compotas, bolos, frutos, legumes e hortaliças, feijões, frutos secos, ovos, bolachas, marmelada, mel e outros produtos.
Para animar a feira havia uma banca com música antiga, com um programa de discos pedidos chamado “Música Velha”. Alguns alunos do 4.º ano andavam com uma lista a mostrar às pessoas, que escolhiam a música que queriam e dedicavam às outras pessoas.
Por volta das 16 horas, as auxiliares de acção educativa chamaram-nos para saborear as deliciosas e um refrescante sumo. De seguida, os professores das actividades extra-curriculares propuseram-nos divertidas actividades físicas.
Alguns alunos da nossa turma percorreram o largo para saber a opinião acerca da Feira de S. Martinho. As pessoas entrevistadas disseram que estavam a gostar muito da nossa feirinha.
Nós adoramos comemorar o S. Martinho desta forma.

Texto colectivo
4.º J

terça-feira, 13 de novembro de 2007

PROBLEMA DA SEMANA

O pai do Alfredo foi à caça e caçou 8 coelhos, 6 predizes e 2 lebres.
No caminho encontrou um amigo a quem ofereceu 2 coelhos e 1 perdiz:
a) quantas peças de caça levou para casa?
b) quantas patas tinham todos os animais caçados?
c) quantas orelhas tinham todos os coelhos e lebres?

Testa os teus conhecimentos sobre história de Portugal




Perspectiva Histórica




Completa o texto com as palavras destacadas a vermelho.



Celtiberos - Ibérica - Iberos - Celtas



O primeiro povo a habitar a Península ______________ foram os _____________.
Muito tempo depois vieram os ________________ que acabaram por se misturar com estes dando origem aos ____________________.




Suevos - Gregos - Romanos - Cartagineses - Visigodos - Fenícios - Lusitanos



Mais tarde vieram os _______________, os ________________ e os _____________, que além de algumas mercadorias nos trouxeram novos hábitos, tais como a escrita, o uso da moeda e a conservação dos alimentos com sal.
Um dos povos que se destacou nesta época foram os ______________.
No século III a.C., os________________________, invadiram a Península Ibérica.
Após 600 anos de domínio Romano, a Península Ibérica foi invadida novamente por povos Bárbaros, de que se destacaram os ____________ e os _____________.




Aragão - Árabes - Castela - Astúrias - Navarra - Leão



Por volta do ano 700 d. C. os ______________________ invadiram a Península e aí permaneceram durante cerca de 500 anos. Conquistaram toda a Península há a excepção de um pequeno reino, localizado a norte, chamado reino das _____________________.
Iniciado o período da reconquista cristã surgiram quatro novos reinos: __________, _____________, ____________ e _____________.




Castela - Teresa - Henrique - Condado Portucalense - país independente - Mouros



O _________________________________, foi entregue pelo rei de ____________ ao Conde D. ______________, como agradecimento pela sua colaboração na luta contra os _______________. Entretanto o Conde D. Henrique havia casado com a filha do rei de Leão e Castela, D. ____________________. O Conde D. Henrique sempre desejou tornar o Condado num _______________________________________.



país independente - S. Mamede - Afonsina - 1143 - Zamora - Afonso Henriques



Quando D. Henrique faleceu, seu único filho D. _________________tinha apenas três anos. Sua mãe D. Teresa assumiu o governo do Condado.
Quando atingiu a maior idade resolveu dar continuidade aos anseios de seu pai. Para isso lutou contra o exército de sua mãe na Batalha de _________________________, em 1128, tendo-a prendido. Após algumas lutas com seu primo, rei de Leão e Castela, conseguiu, em _______, que Portugal fosse reconhecido como um ______________, no Tratado de ___________. Iniciou assim a 1ª Dinastia designada de _________________________.




Povoamento - Mouros - Sancho I - Coimbra



Findas as lutas com Castela iniciou a reconquista conseguindo, ainda em sua vida, conquistar Sintra, Almada, Beja, Évora, Lisboa e Santarém aos _______________.
O seu filho, D. ______________, preocupou-se fundamentalmente com o _____________________ do reino. A este rei sucedeu D. Afonso II, o Gordo, que convocou as primeiras cortes: as Cortes de ________________. O rei que lhe reinou a seguir foi D. Sancho II, o Capelo.




Algarve - Afonso III - Povo - Leiria



D. __________________, conhecido pelo Bolonhês, sucedeu ao seu irmão D. Sancho II, conquistou definitivamente o _____________________. Convocou também as Cortes de __________________, onde o ________________ esteve pela primeira vez representado.



Alcanises - Sesmarias - Lavrador - Justiceiro - Marinha - Afonso IV - Aljubarrota - Formoso - Inglaterra



D. Dinis, conhecido pelo _____________________, tomou algumas medidas para proteger os terrenos agrícolas da erosão mandando plantar o Pinhal de Leiria. Celebrou com o rei de Castela o Tratado de ___________________, que definiu as fronteiras entre Portugal e Castela. Quando morreu foi coroado D. __________________, o Bravo. O rei que veio a seguir foi D. Pedro, o ___________________, que se vingou dos assassinos de sua amada, D. Inês de Castro. Quando morreu sucedeu-lhe D. Fernando, o ____________________ que promulgou duas leis muito importantes: uma que tornou obrigatório o cultivo de todas as terras, sob pena de os proprietários perderem direito à sua posse, a Lei das _____________________; e uma outra que fomentou a construção naval, a Lei da _________________________. É neste reinado que se assina o tratado de aliança e amizade entre Portugal e _________________.
Sua única filha, D. Beatriz estava casada com o rei de Castela. Este último, após a morte de seu sogro reclamou a coroa portuguesa tendo acontecido o interregno (período de tempo sem rei) de 1383/1385, e que terminou com a Batalha de ___________________, em que D. João, Mestre de Avis, filho ilegítimo de D. Pedro I, venceu.




Continua a testar os teus conhecimentos




2ª DINASTIA (JOANINA OU DE AVIS)


Rei/ Cognome/ Período do reinado




D. João I/ __________________ / 1385-1433




____________/ O Eloquente/ 1433-1438




D. Afonso V/ __________________/ 1438-1481



______________/ O Príncipe Perfeito/ 1481-1495




D. Manuel I/ __________________ / 1495-1522




_______________ / O Piedoso/ 1522-1557




D. Sebastião/ ___________________ / 1557-1578




________________/ O Casto/ 1578-1580





Pereira - D. Fernando - D. Duarte - Álvares - Batalha - D. Pedro - Nuno -
D. Henrique
Após a aclamação de D. João I como Rei de Portugal, este nomeou _______________
______________ ____________________ como Condestável do Reino.
Para comemorar a Batalha de Aljubarrota D. João I mandou construir o Mosteiro da _____________.
D. João I teve quatro filhos: _______________ que viria a ser, mais tarde, Rei de Portugal; _____________________ que fundou a Escola Náutica de Sagres e foi o grande impulsionador dos Descobrimentos; __________________ que morreu prisioneiro no norte de África; e ____________________ que foi Regente durante a menoridade de seu sobrinho D. Afonso V.
Açores - Brasil - Índia - Tormentas - Esperança - Madeira - Tordesilhas - Bojador

Em 1418, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira descobriram a _____________ e em 1431, Gonçalo Velho Cabral descobriu os ____________________.
Em 1434, Gil Eanes passou o Cabo ___________________.
Em 1488 Bartolomeu Dias dobrou o Cabo das __________________ que a partir dessa altura se passou a chamar Cabo da Boa ______________________.
Os reis de Portugal e Espanha assinaram o Tratado de _________________, segundo o qual eram definida a posse das terras descobertas de uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste de Cabo Verde. As terras que fossem descobertas a oeste dessa linha seriam de Espanha e as que fossem descobertas a leste pertenceriam a Portugal.
Em 1498, Vasco da Gama descobre o caminho marítimo para a ______________ e em 1500, Pedro Álvares Cabral descobriu o ______________________.

Macau - Vice-Rei - D. Sebastião - Alcácer - Índia - piratas - África - Quibir - Esposende
Devido à distância a que se encontrava e ao facto das viagens demorarem muito tempo, o Rei de Portugal teve de nomear um ______________________ para governar em seu nome, na ___________________.
Em 1557 a China ofereceu a Portugal o território de __________________, como recompensa pelos serviços prestados pelos navegadores portugueses na luta contra os ________________.

Em 1578, na Batalha de _______________ - ________________, no norte de ________________, morre o Rei ________________________ (o mesmo que deu o foral de vila a _______________________).
D. Henrique - Filipe I - interregno - Espanha
______________________, sucede a D. Sebastião. Em virtude de ser Cardeal não tinha filhos o que levou a um ____________________.
Mais tarde o Rei de ______________________ reclamou o trono de Portugal e, em Alcântara, vence o exército português sendo coroado com o título de ______________.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Ser Tio




No dia antes de ela nascer, estava ansioso em casa da minha avó, à espera de novidades. Entretanto minha avó chegou e disse:
_ A tua sobrinha está quase a nascer!...
Quando nós chegámos ao hospital, ela já tinha nascido.Fomos lá para cima e só ouviamos uma bébé a chorar.
A minha mãe veio chamar-nos para vermos a Coral, ela vinha a chorar. Eu peguei nela, era muito cor-de-rosa e tinha o meu nariz.
Eu adoro a minha mãe e a minha irmã mas, ainda adoro mais a Coral.
Dois dias depois, a minha sobrinha, a minha irmã e o meu cunhado foram para casa da minha tia Sílvia. A bébé só chorava quando queria mamar de contrário estava sempre a dormir. Ela é muito sossegadinha.
Eu sei que ela irá ser uma boa sobrinha e muito inteligente.

João Miguel